A história da nossa bandeira aqui!

Visite o Fórum Orgulhosamente Transmontano! Fórum Orgulhosamente Transmontano

quinta-feira, maio 15, 2008

Cambada de ridículos!

Uma história de filhos da p*ta e oportunistas... E tanto os filhos da p*ta como os oportunistas devem estar a ficar filhos da p*ta da vida!

In Jornal O Jogo de 15/05/2008:

Benfica queixa-se à UEFA mas peritos sossegam FCP

JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Cunha Leal sugeriu, o Benfica gostou da ideia e serão os advogados do FC Porto a sofrer as consequências que, segundo os especialistas já ouvidos sobre a matéria, deverão ser mesmo só essas: uma análise da UEFA ao caso Apito Final, na forma de um pingue-pongue de perguntas e respostas que ocupará uma parte das próximas seis ou oito semanas.
O antigo director-executivo da Liga entende que a alínea d) dos critérios de admissão na Liga dos Campeões (página ao lado) exclui o FC Porto da prova, por ter sido castigado - e aceitado o castigo - no Apito Final. Disse-o segunda-feira, na RTP.
Tentativa de corrupção é um ilícito que cabe, de facto, na semântica da alínea, pelo que o Benfica reagiu de imediato, anunciando que vai pedir à Federação o envio dos dois processos à UEFA. A UEFA reagiu, entretanto, informando que já sabe do castigo - perda de seis pontos e dois anos de suspensão para Pinto da Costa - e garantindo que a inscrição do FC Porto será "avaliada"quando a FPF lha fizer chegar, no início de Junho. Ficou garantida, provavelmente, uma investigação, a que a FPF e o FC Porto terão de dar resposta por motivos que, na opinião dos dois especialistas ouvidos por O JOGO, não existem. Se a leitura de José Manuel Meirim, professor de Direito Desportivo e comentador, já sugeria que a alínea d), que impede os batoteiros de participar na Champions (página ao lado), se refere apenas a actos praticados na época anterior, ao seja, 2007/08, João Leal Amado, um perito que todos os grandes têm o hábito de procurar, encontra-lhe, no mínimo, um problema de retroactividade.
O critério foi aprovado e utilizado a primeira vez esta época, pelo que, na opinião "provisória" do professor, só desafiando princípios sólidos do direito seria possível aplicá-lo a uma temporada tão distante, mesmo que o espírito da alínea pudesse ultrapassar a época de apuramento para a prova.
A queixa do Benfica dará agora início a um processo que terá a Federação como intermediária e um questionário remetido pela UEFA ao FC Porto, ao invés da habitual confirmação da inscrição.


"Alínea não abarca a época 2003/04"

JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Numa opinião "provisória", resultante apenas da consulta dos regulamentos a pedido de O JOGO, João Leal Amado, professor de Direito do Trabalho Desportivo em Coimbra, entende que a alínea d) não pode impedir o FC Porto de participar na próxima Liga dos Campeões. Para defender esse ponto de vista, salvaguardando sempre que "não é um assunto líquido", recorre a dois argumentos: a difícil retroactividade do critério acrescentado pela UEFA, na época passada, ao regulamento da Champions, e o âmbito do próprio regulamento.
"Numa primeira análise", diz, "não vejo motivos para impedir a participação do FC Porto na próxima Liga dos Campeões. Com essa reserva de ser uma opinião provisória, o regulamento parece-me ter uma lógica anual, de competição, destinado a sancionar as equipas que na época anterior tenham falseado a verdade desportiva ou viciado os resultados. No exemplo em causa, as condutas remontam à época de 2003/04. Nenhuma diz respeito a esta temporada. É um primeiro argumento que me parece válido".
Mas é o segundo argumento que João Leal Amado mais elabora, por pôr em causa princípios sólidos do Direito. "Mesmo que se entenda que a alínea d) pode abarcar condutas mais antigas do que as da época imediatamente anterior à inscrição, o regulamento foi aprovado apenas agora, para 2007/08. Aplicá-lo no caso do FC Porto, referente a 2003/04, seria de uma retroactividade que, não sendo impossível de um ponto de vista jurídico, é dificilmente defensável. Teria dúvidas se os factos ocorressem agora, já com a alínea em vigor, e houvesse uma sentença dentro de dois ou três anos, mas assim, não dizendo que seja impossível, julgo que não há razão".
João Leal Amado deixa, contudo, uma previsão avalizada: "Com certeza, há margem para correr muita tinta."

_______________________________
Já que são tão "grandes", deixem de ser GRANDE MERDA e aprendam a jogar à bola!

0 comentários:

© Reino do Coiso